Diário de Bordo: De Creta a Ilha de Malta

16/8 22:00 PM

Começou meu turno de 2h, às 0:00h Enzo assume o comando. Restante da teipulação dormindo.
Mar calmo, ventos de 10 nós entrando a 90°, as ondas estão em torno de 1 m entrando pela bochecha de BE balança um pouco o LaVie. Seguimos motorando com media de 7 nós, com muito cuidado com o mastro, ele está sustentado basicamente por 1 cabo espectra de 12 mm.

17/8 4:30 AM

Novamente no meu turno. Tempo continua estável, vento fraco e ondas pequenas vindo pela bochecha de BE, navegação boa mais ainda um pouco desconfortável, mexendo, balançando muito, não temos a Vela Mestra para estabilizar o barco.
Já faz algum tempo que entramos em outro fuso horário, agora a diferença para o Brasil baixou de 6 para 5 horas, estamos no fuso +2 UTC em horário de verão.
LaVie percorreu 170 milhas em 24h, uma boa marca.
Previsão de chegada para o dia 19, faltam 300 nm.

17/6 10:00 AM

O Sol nasceu magestosamente em nossa pôpa.
Veio acompanhado de bom tempo, céu liso sem nuvens, o vento caiu para 6 nós e mar arriou. Ondas agora são pequenas e já não batem com tanta ferocidade no casco do LaVie.
Seguimos motorando, motores regulados em 2.000 giros não gastam mais que 5 litros por hora e nos empurram a 7 nós, navegação agora tranquila e confortável.
Estamos pescando, nessa região é dificil pegar um peixe, mas não custa tentar.
Enzo e Dedé já estão aclimatados, Enzo já tinha feito uma travessia para Noronha comigo, mas para Dedé tudo é novidade. Tripulação está muito boa, todos fazendo turnos de 2 horas no comando, sendo que Dedé está sendo poupado na madrugada, estamos em rota de grandes navios e aqui o tráfego é muito intenso, as vezes estamos no meio de mais de 20 em vários sentidos e é necessário um pouco de experiência para não deixar os brutamontes passarem em cima de nós.
Aproveitei o mar calmo e fui fazer a limpeza da cozinha, da sala e banheiro de BE, aproveitei e tomei um banho refrescante para poder dormir um pouco, fiquei acordado a noite quase toda.
Também deu tempo de colocar a leitura em dia, estou terminando o livro ” O ILUMINADO ” do Autor Stephen King.
Logo mais , por volta das 12:30 começar a fazer o almoço, no cardápio de hoje teremos um arroz molhado ao alho e cebola com carne seca desfiada, refeição leve e de boa digestão.
O mastro vai se comportando bem, uma vez por dia reapertamos os cabos, mas continua sendo motivo de apreensão.
Previsão de chegada ainda para dia 19 bem cedinho.

17/8 8:00 PM

Vento e ondas mudaram de direção, agora entram pela proa e balança tudo. Mudei o rumo em mais de 20° e reduzi o giro dos motores para aliviar, mas ainda incomodando muito. Essa noite vai ser super desconfortavel.
Barco segue caturrando, pulando.e remexendo, putz… é uma M……

18/8 1:00 AM

Consegui estabilizar a navegacao, mas fora do rumo, agora a proa aponta para Catania na Sicília. Vou navegar nessa direção por umas 45 milhas até amanhecer o dia, estou apostando que o vento vai mudar, e a direcao das ondas tambem, dai acerto o rumo. Estamos pegando uma corrente contra de 3,1 nós desde ontem.
Todos dormindo, estou dobrando meu turno, Enzo não acordou e preferi deixar ele descansar.
As 2 h Neo assume e eu volto as 4.
O trafego de navios está intenso, não dá para vacilar!!
Seguimos com velocidade de 6,2 nós

18/8 4:00 AM

Mar e vento continuam ruim em nossa rota. O motor de BE acabou de super aquecer e agora seguimos com apenas um motor.
Estou considerando mudar o destino para a Itália, precisamos de reparos.
Assim que amanhecer vamos olhar o que aconteceu com o motor e decidir o que fazer. Se foi o rotor menos mal, dá para substituir. Por enquanto estamos rumando para Catania na Itália a 5 nós

18/8 5:00 AM

Fui ver no sistema a hora do sol nascer e tomei um susto!!! A informação era 9:00 h!!! NÃO PODE SER! Pensei. fui olhar a programação de data e hora e por algum motivo estava janeiro de 2001 e no fuso diferente… putz…. Comecei a pensar que estávamos perdidos, peguei o tablet e consultei outro programa de navegação… não, não estava perdido o sistema deu pau mesmo. Reprogramei tudo e agora normal.
O vento mudou, agora vem de NW com 14 nós a 70°. então aproei para Malta novamente, nosso curso 270°, distância de 150 milhas. LaVie vai pulando… putz…
Dia vai amanhecer, logo logo veremos o problema no motor de BE.

18/8 11:00 AM

Logo cedo fizemos a inspeção no motor de BE e resolvemos o problema, como sempre falta de diesel devido a entupimento da mangueira, provocado por borras de diesel, já estamos acostumados com isso.
Continuamos seguindo para Malta, faltam 100 milhas, mar ainda desfavorável para nós, vamos seguindo o mais devagar possível, ondas vindo de proa… sempre assim…😩

18/8 10:00 PM
Estamos a 45 milhas de Malta, mar continua o mesmo, vento está na proa variando de 5 a 10 nós.
Navegação pelo dia foi tranquila e sem maiores problemas.
Deveremos chegar 5 h da manhã do dia 19.

18/8 11:30 PM

Navegação tranquila, já dá para ver o clarão no horizonte das luzesxde Malta. Estamos a 30 nm.
Perdemos o motor de BB, foi a vez dele entupir também a linha de diesel, amanhã cedo, antes de entrar no porto botaremos para funcionar.
Vamos ter que tirar os tanques de combustível para fazer uma limpeza assim que for possivel.

19/8 5:00 AM

Chegando em Malta como previsto. Seguimos devagar esperando amanhecer o dia para atracar e fazer a papelada de imigração.
No caminho colocamos o motor de BB para funcionar.
Vamos tentar achar uma empresa de serviço náutico para reparar o estaio de proa e instalar a Genoa novamente.

Um comentário sobre “Diário de Bordo: De Creta a Ilha de Malta

  1. Avatar de Marilia Marilia 20 de agosto de 2020, 13:32 / 13:32

    Muita emoção nessa viagem, especialmente por causa de uma pandemia e de portos fechados! Boa sorte e Boa viagem de regresso.!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário