12/8/24 – 12:00 h
Chegamos na cidade de Patmos. Ancoramos no porto publico, agua e energia, aproximadamente 60 euros 1 noite.

Patmos é uma pequena ilha grega do Dodecaneso, no Egeu Meridional, situada a 55 km da costa SO da Turquia, no Mar Egeu. Tem uma área total de 45 km² e uma população de 3047 habitantes.
Em Patmos (ou Patmos) São João foi exilado e aqui escreveu (ou pelo menos começou) o Apocalipse, uma das partes mais místicas e ao mesmo tempo difíceis de interpretar da Bíblia. Por esta razão, Patmos tornou-se um dos locais mais importantes da história do cristianismo e ainda hoje é destino de peregrinações frequentes.
Aqui, imponentemente, no topo da colina da vila, ergue-se o Mosteiro de São João. No exterior existem poderosas muralhas que o fazem assemelhar-se a uma verdadeira fortaleza inviolável, no interior um conjunto de edifícios em vários níveis que o tornam um local impossível de não visitar durante uma estadia em Patmos. Para entrar no mosteiro é necessária roupa adequada. Freqüentemente, as mulheres de regata e shorts recebem uma toalha para se cobrirem.
Patmos é chique, mas não demonstra isso. Você notará isso principalmente nos barcos atracados no porto da ilha ou naqueles ancorados nas muitas baías.
Daqui partiremos p Atenas , com parada técnica em Mikonos .