FIM DA TEMPORADA 2024

26/8 – 8:00 PM

Chegamos na marina Cale Del Sole em Licata, Sicilia – Italia. Após quase 2.500 milhas náuticas navegadas, 90 dias no mar, chegamos ao Fim da Temporada 2024.

Essa temporada foi uma das mais difíceis que fizemos. Tanto pelos problemas quanto pelas condições atmosféricas. O mundo está mudando de verdade, o ser humano precisa acreditar na necessidade de preservar a natureza. O clima mudou, tempestade surgindo fora de época, frio e calor extremo. Lixo presente em grandes quantidades no mar! Muito triste.

O LaVie aguentou bem , esse ano tivemos que reparar muita coisa, mas considero normal essa manutenção, afinal ele está completando 10 anos.

Aqui em Licata subiremos o barco para o seco, vamos para um hotel, e vamos refazer a pintura do casco e trocar alguns anodos de proteção do leme e rabeta do motor.

RUMO LICATA

24/8 – 7:30 AM

Partimos para Licata, travessia prevista para durar 48 h. Quase 300 milhas nos esperam. Previsão de vento na cada de 14 nos, mas as ondas devem ser um problema.

24/8 – 20 h

Travessia estressante, vamos seguindo com uma orça muito apertada. Vento de 13 a 15 nos entrando pelo lado de BB, bochecha ( parte da frente) gerando um vento aparente de 19 num angulo aparente de 33 graus. O problema sao as ondas que batem no costado , muito desconfortável. Não conseguimos nem comer direito. Todos muito cansados e estressados. Mesmo assim estamos conseguindo seguir a 8,2 nos.

Passei a Noite toda administrando o curso para aliviar as batidas no casco.

Dia 25 amanheceu com céu claro, sem nuvens, ventos continuam da mesma forma e as ondas agora pioraram, entram bem na proa. Mudei o curso para ilha de Malta para aliviar. Quando melhorar retorno o curso p Licata na Sicilia.

Por volta das 11:00 AM , o vento arriou. Agora não tem vento , mas as ondas continuam a incomodar. Velas baixadas, agora seguindo so com os 2 motores.

Por volta das 16 horas o mar também arriou,, agora sem vento e sem ondas. Seguindo a 6,5 nos. Estamos a 4( milhas da costa, Vamos chegar na costa da Sicilia por volta das 01:00 AM do dia 26/8. Vou tentar ancorar numa praia e seguir viagem na manhã seguinte e terminar as 65 milhas restantes.

ZAKHINTOS

22/8 – 16h

Chegamos em Zakhintos. LaVie devidamente ancorado no pier semi-publico. Digo isso porque é publico, mss existe uma exploração privada, através da YCZ – Yacht Clube Zakhintos. Cobram preços de marina sem o serviço. Difícil conseguir atracar e acertar com o Capitão do Porto sem uma boa briga.

Ficaremos aqui por 2 dias e depois seguiremos para Licata na Italia.

Cidade muito bacana , mas recomendo visitar em Julho, achei tudo muito vazio,

Barco e tripulação ok.

PATRAS

Atracamos no porto publico, Pier 9, com agua e energia. Pagamos 104 euros. Terceira maior cidade da Grécia e um bom local para comprar de tudo. Reparamos o radiador do motor de BE e o vazamento foi contido. Ano que vem faço uma revisão completa.

Hoje, dia 22, partimos em direção a Zakhintos. Previsão de chegada no fim da tarde. Vento na rota vai ser bem fraco !

Tripulação e barco ok!

BYE BYE ATENAS

19/8 – 12:30 PM

Partimos da ZEA MARINA rumo a Zakhintos. Vamos fazer a travessia pelo canal de Corinto. Previsão de chegada para as 17:40. Travessia será de aproximadamente 6,8 km no canal. Tentaremos atracar no porto publico de Corinto e pernoitar.

Barco e tripulação ok.

So ficou a saudade dos amigos que deixamos em Atenas. Uma pena não podermos ficar mais um pouco. Precisamos chegar em Licata dia 31/8.

Henrique, Aline, Marilia e Mari
Meus grandes amores Ieiê e Dadys

Nos vemos no Brasil😘😓

ATENAS

14/8 – 8 PM

Como previsto Chegamos na baia de SOUNIO , já no continente, ATENAS.

Navegação não foi facil, ventos de maus de 30 nos entrando quase no traves. A princípio muito bom para o LaVie, o problema foram as ondas Grandes entrando entre a proa e traves de BE.

Enfim, deu td certo, navegamos por 13 h, media de 8 nos.

Aqui vamos ficar até segunda-feira. Henrique chega na madrugada de domingo e segue conosco nessa ultima etapa da viagem, are LICATA na Sicilia,

Dia 17 seguiremos para uma Marina, Zea Marina. Preparar o barco p fazer a travessia. Plano é atravessar o canal de Corinto, ir ate Zakhintos e de lá atravessar o Ionia Sea rumo a Italia.

Aqui em Atenas encontramos os amigos Dedé e Ieda. Dia bacana q passamos juntos.

Dedé, Ieda, Aline e Eu

Já começou a dar vontade de voltar pra casa🤪🤣😓, saudade apertando!

RUMO MYKONOS

13/8 – 10:30 AM

Apos visitarmos o mosteiro de São João e a Caverna do Apocalipse Partimos em direção a Mikonos, distante 65 milhas.

Infelizmente o vento e mar não estão favoráveis. Vento forte, passando dos 25 nos levantou o mar, LaVie não navega bem no contra vento com onda de proa. Barco sofre muito, optei em desviar o curso e seguir para uma ilha em frente, NISOS IKARIA. Vamos pernoitar nessa ilha e tentar seguir amanhã cedo. O problema é que vai entrar um vento muito forte, o MELTEMI, e corremos o risco de ficarmos presos por até 4 dias nesse lado. Henrique vai chegar em Atenas dia 18 e talvez não estejamos por lá.

Motor de BE baixando o nível da agua do radiador, completamos 1,5 l . Assim que der vamos dar uma verificada.

Barco e tripulação estão bem!

PATMOS

12/8/24 – 12:00 h

Chegamos na cidade de Patmos. Ancoramos no porto publico, agua e energia, aproximadamente 60 euros 1 noite.

Patmos

Patmos é uma pequena ilha grega do Dodecaneso, no Egeu Meridional, situada a 55 km da costa SO da Turquia, no Mar Egeu. Tem uma área total de 45 km² e uma população de 3047 habitantes.

Em Patmos (ou Patmos) São João foi exilado e aqui escreveu (ou pelo menos começou) o Apocalipse, uma das partes mais místicas e ao mesmo tempo difíceis de interpretar da Bíblia. Por esta razão, Patmos tornou-se um dos locais mais importantes da história do cristianismo e ainda hoje é destino de peregrinações frequentes.

Aqui, imponentemente, no topo da colina da vila, ergue-se o Mosteiro de São João. No exterior existem poderosas muralhas que o fazem assemelhar-se a uma verdadeira fortaleza inviolável, no interior um conjunto de edifícios em vários níveis que o tornam um local impossível de não visitar durante uma estadia em Patmos. Para entrar no mosteiro é necessária roupa adequada. Freqüentemente, as mulheres de regata e shorts recebem uma toalha para se cobrirem.

Patmos é chique, mas não demonstra isso. Você notará isso principalmente nos barcos atracados no porto da ilha ou naqueles ancorados nas muitas baías.

Daqui partiremos p Atenas , com parada técnica em Mikonos .

SAMOS- Grécia novamente

10/8/24 – 11:50 AM

Chegamos na ilha de Samos. Aqui demos entrada Oficialmente, novamente, no continente Europeu. Agente contratado para preparar documentos e fazer a imigração, custo de 305 euros, incluindo 2 noites no porto com agua e energia.

Terra do grande matemático “PITÁGORAS” e de tantos outros. Terra do magnífico vinho branco Grego.

Estatua Pitagoras
Porto

Ventos estão bem fortes, por isso ficaremos aqui até segunda-feira, dia 12, dai partiremos bem cedinho para visitar a ilha de Patmos, local religioso, onde o Apostolo João ficou exilado e escreveu o livro de Apocalipse.

Nosso destino é a cidade de Atenas, passando por Mikonos.