OLBIA OLD TOWN

28/6/24 – 10:30 AM

Precisamos sair da marina de Olbia, segundo eles estariam lotados a partir de hoje. Pagamos + de 300 euros por noite, ficamos 6 noites e não nos arrumaram uma vaga pra mais um dia, nem pra meio dia. Marina super cara e sem nenhum tipo de assistência relevante, staff sem empatia. Não recomendo pra ninguém!

Sara chegou as 8h AM, ela eu ainda consegui buscar no aeroporto, mas Ivy só chega as 18h. Tive que devolver o carro alugado e partir para o centro de Olbia tentando arrumar um local para ancorar, não é que consegui uma vaga, GRATUITA, no porto publico!!! Muito massa, vou pegar o patinete e vou lá no aeroporto recepcionar a Ivy, e de lá pegaremos um taxi pra cá onde deixei o LaVie

Aqui encontramos o veleiro “Bicho Vermelho “, do BOB e IZABEL.

Bom, LaVie está ainda sem estação de vento, a peça se perdeu na UPS, estamos tentando encontrar. Já pedi pra Enzo comprar outra . O gerador já está reparado.

Lurdinha foi embora para o Brasil dia 26, mas antes disso teve um perrengue. Perdeu o voo de Roma pra SP. A VOLOTEA, empresa aérea de origem Espanhola, acho eu, atrasou o voo de Olbia para Roma, em mais de 3 horas, dai o motivo. No retorno também atrasaram bastante o voo, depois de pesquisar eu vi que essa VOLOTEA atrasa td quanto é voo, se puder evitar, não utilize esse serviço.

Amanhã cedo partiremos para Porto Vecchio na Córsega. Vou retornar para buscar uma bomba de agua salgada do gerado que foi entregue lá , uma Peça reserva 🙏

GOLFO ARANCI – Sardenha

21/6/24 – 12:30 PM h local

Chegamos na marina de Golfo de Aranci. Aqui vamos ficar por 2 dias para nos abrigar do tempo ruim que chega amanhã.

Olbia, cidade onde Lurdinha vai pegar o avião para Roma e Brasil, dia 25, está bem pertinho, em torno de 7 mn.

Nossa peça do gerador está numa marina em Olbia, amanhã vou lá buscar.

O LaVie e tripulantes estão bem, tudo na normalidade.

Vamos aproveitar que não vamos poder velejar devido ao tempo ruim e alugar um carro para explorar a ilha da Sardenha por terra.

CALA LONGA -IT

18/6/24 – 8:30 AM

Atravessamos o canal e fomos da Córsega para o Arquipélago de Madalena na Itália. Previsão de vento forte me fez antecipar a programação . Paramos na Cala Longa, 4,8 mn de distância, travessia feita a motor, vento e ondas bem na cara, nada confortável. Pretendemos pernoitar por aqui até o vento acalmar, previsto para amanhã, dia 19, quarta-feira.

Cala Longa

BONIFACIO – Corsega

15/06/24 – 10 AM

Bonifacio

Pense num lugar bonito! Praias de areia branca, água de uma tonalidade e transparência impressionante, 30 m de profundidade e da pra ver o fundo.

Ponto imperdível de se conhecer. A cima, na foto, a cidade murada do período Medieval. Cheia de lojinhas e restaurantes, topada de turistas, gente bonita e muitos barcos.

Ficaremos aqui ancorados na marina por 2 dias. Depois partiremos para a reserva natural do arquipélago das Madalena, na Sardenha- IT.

Tripulação ok, tudo indo muito bem.

Aline e Lurdinha

Lembrando que ainda estamos sem estação de vento. Compramos uma nova, deveria chegar em Porto Vecchio- Córsega- França amanhã, mas parece que houve um erro de postagem, inacreditavelmente colocaram o endereço como Porto Vecchio na Itália !! Agora esperar amanhã para tentar ver como redirecionar para Olbia- IT, nossa próxima ancoragem em Marina.

O nosso gerador também está com problemas de vazamento pela bomba de agua salgada, a nova também vai chegar em Olbia na semana que vem. Torcendo que aguente mais 7 dias🙏

Porto de Bonifácio

CÓRSEGA

09/06/2024 – 12:00AM

Porto Vecchio

Fizemos uma boa travessia, vento fraco e favorável, apenas na chegada, como previsto, apertou um pouco e a ondulação incomodou bastante. Fizemos a entrada no canal por volta das 3:30 AM, com uma noite muito escura e com pouca visibilidade. Navegação feita com muito cuidado, vim seguindo a visualização da luz verde da boia de entrada , deu tudo certo.

Paramos logo após à entrada numa pequena baia. Aí descobri outro problema, luz de fundeio, que fica no topo do mastro , sem funcionar, será que tem relação com a quebra da estação de vento? Outra coisa que encontramos, no caminho quando subimos a vela mestra, foi um grande ninho de passarinho. Na marina da Itália já tínhamos visto e tirado um pequeno, mas esse era enorme, acho que os pássaros pode ter algo haver com esses problemas com os equipamentos instalados no mastro.

Vamos ficar aqui ancorados no meio da baia de Porto Vecchio, dia 14 sigo para ficar na marina, lá deve chegar o novo WIND SENSOR que compramos.

Como sempre, mês de junho muito frio. O mar está gelado, ainda não tive coragem de mergulhar para limpar o casco.

Hoje o dia vai ser de descanso, ainda não dormi, fiz toda a travessia acordado. Amanhã ou no fim do dia sairemos para explorar a cidade e comprar queijo, muito queijo francês, reza a lenda que aqui eles são maravilhosos e baratos. Bote já na agua!

FAZENDO A TRAVESSIA

08/06/24 – 8:00 h AM

Partimos rumo a ilha de ELBA- IT

Masss, revendo a previsão, decide mudar o rumo e atravessar o mar Tirreno em direção a ilha de Córsega. Distancia de 130 nm, o mar estando calmo e somente um vento, talvez, um pouco mais forte, na casa de 20 nos e de traves de BB a partir das 18 h me fez repensar e ir logo atrás dos queijos franceses.

Agora, 17:30, navegação tranquila, mestra no 1 riso, motores a 2.000 giros, vento: NÃO SEI, parece fraco, entrando pela bochecha de BB. Lembrando que estamos navegando sem estação de vento. Destino a 70 nm. Mas preparado pra algo mais forte conforme previsão metereológica.

LaVie se comportando bem, apenas com um pouco de entrada de agua na casa de maquina de BB vindo da gaxeta do leme, mas nada de arriscado, mas precisamos reparar assim que possível.

Caramba, como é bom estar aqui, você não tem noção não, adoro esse infinito do oceano, adoro essa sensação de impotência perante a natureza, mas com a sensação de termos feito tudo pra dar certo e não tem ninguém pra nos atrapalhar.

Feliz, por estar aqui. OBRIGADO MEU PAI!😘

COMEÇOU A TEMPORADA DE 2024

Estado que encontramos o LaVie

07/06/2024 – 10 h PM

Chegamos na Marina Netter, em Fiumicino – Roma, dia 04/06/2024, onde o LaVie ficou invernado. Tudo muito sujo.

Piorando a situação fomos encontrando perrengues um após o outro.

1) Capota do posto de comando toda descosturada, pense no trabalho que deu pra refazermos tudo

2) Alguém deixou a chave geral dos motores ligados, isso detonou as 2 baterias, tive que comprar novas

3) Ar condicionado da cabine de BE sem refrigerar, mas consegui botar pra funcionar!

4) Descarga elétrica do banheiro de BE travou, tive que comprar outra.

5) Ponto 12 v de carregador da sala quebrou, fiz uma adaptação pra resolver.

6) Colchonetes de proa também precisaram de uma costura.

7) Bomba de porão do paiol de BE queimada, outra foi comprada e instalada.

8) e o pior, estação de vento com defeito, desmontamos, mas só outra nova. Já saiu de linha, estamos procurando pra comprar.

508 B&G Wind Sensor

Resumo da opera, vamos partir amanhã, dia 8, sem o equipamento que nos da direção e força do vento, vai ser difícil, mas não temos outra alternativa. Com isso alterei o rumo que inicialmente seria para Córsega/FR, agora vamos para ilha de ELBA na Italia. Por lá vou aguardar o tempo melhorar para poder fazer a travessia para Córsega/FR, distante 130 milhas, vai entrar um mal tempo domingo, dia 9, e só melhora dia 11, e sem estação de vento não quero arriscar. Previsão de chegada em Porto Vecchio dia 12 pela manhã.

Esse ano seguiremos novamente até a Albania, carimbar passaportes e retornar para Italia, onde invernaremos o LaVie em Licata na Sicilia.

Roteiro: Roma – Córsega – Sardenha – Palermo – Canal de Messina – Zakhintos ( Grécia ) – Cefalônia – Corfu – Albânia – Corfu – Preveza – Zakhintos – Licata ( Sicília)

Claro que se o tempo ajudar iremos fazer algumas paradas entre esses pontos acima.

Por volta da primeira semana de Setembro estaremos de retorno ao Brasil. Vamos ver o que vai realmente acontecer! Spot ligado, quem quiser saber onde estamos é só clicar no ícone “encontre o LaVie” no blog, que verá nossa localização.