
03/06 22h
Condição de navegação continua a mesma. Mar calmo, ondas de proa de até 1 m vai balançando o LaVie. Noite escura, lua nova, não dá pra ver nada à frente , sigo navegando por instrumento ( RADAR), coloquei aviso de zona de guarda, qualquer coisa que entrar num raio de 1,8 milhas o alarme toca. O risco de colisão com barcos de pesca é alto nessa região e olha que estamos numa profundidade de mais de 2.000 metros, e o alarme de peixe não para de dar sinal!!
Minha tripulação está de folga, Aline jantando e Neo dormindo.
Por enquanto Aline está bem, sem enjoos, tomou um Strugeron 75 mg, mas o mar está calmo, balança só um pouquinho.

Seguimos ainda na Costa Leste da Sicília, ainda dá pra ver as luzes da cidade, mais um pouco e estaremos no meio do mar Adriatico.
Hoje descobri que aqui na Italia o extintor de incêndio não tem validade como no Brasil, comprei 2 e me foi dito que enquanto o ponteiro marcar no verde é considerado em bom estado, no Brasil fazer a revisão é obrigatório 😱

04/06/22 – 03:00h AM
Comecei meu turno no horário. Vento mudou, agora entra de BB a 65 graus variando de 6,5 a 8 nós. Subimos a vela mestra para dar mais estabilidade e ajudar motores, vamos seguindo a 7,5 nós. Barco balança mais em virtude desse vento e ondas.
Noite continua bem escura com barcos de pesca à frente .
Fui verificar a hora que o sol ia nascer e notei que o sistema estava mostrando uma data errada, 14/10/2002?????
Oxe, porque??
Perdi um bom tempo pra identificar o problema, parece que o sistema de posição do plotter T12 B&G está com algum defeito, tive que mudar para Antena ZG100, o mesmo que usei para resolver o problema do piloto automático.
Quando chegar na Albania vou ver se conserto isso.
Agora já consigo ver a hora do sol, ele vai nascer as 5:36 h.
Doido que amanheça logo, já cansei desse breu, kkkkk.
04/06/22 – 4:00 h AM
Estamos pegando uma corrente contra de 2 nós , vento continua o mesmo, vamos seguindo com motor e vela mestra. Quando amanhecer coloco a genoa , agora com essa escuridão fica ruim regular.
Já navegamos 125 milhas com 16 horas de viagem, faltam ainda 230.

04/06/22 – 5:45 h AM
Bom diaaaa!!
Desde 4:30 estamos velejando com Mestra e genoa a todo pano. Entrou vento de 11 nós pelo traves de BB. Seguindo a 6,5 nós.
O sol nasceu pontualmente e majestosamente as 5:36 h.



Meu turno esta acabando, Neo assume as 6h. Noite foi tranquila, mas infelizmente com pouco vento. Tive que recolher a genoa, agora só com a mestra e o motor de BB ajudando.
Fazer agora um cuscuz para o café da manhã, ovos, linguiça e bacon 🥓 para dar energia 😜🤪

04/06/2022 – 7:00 AM
Tudo tranquilo, continuamos navegando com mestra, genoa e 1 motor, sempre revezando entre BB e BE.
Mar calmo e vento fraco.


A boa notícia é que desmontei o SPOT e consegui consertar o danado, limpei o ckto com limpa contato, principalmente a parte que foi impregnada pelo líquido da bateria e funcionou,👏👏👏👏.
Tomara que Enzo tenha visto que voltou a funcionar antes de cancelar o plano com a GlobalStar, ele comprou outro e ficou de substituir.


04/06/22 – 9:30 h AM
Com um Vento verdadeiro de 6,2 nós, estamos gerando um vento aparente de 11 nós, mas bem na proa, recolhemos a genoa e seguimos devagar a 5,8 nós . O jeito é começar a pescar e esperar o vento chegar na parte da tarde .

04/06/22 – 18 h
Mar continua completamente parado, calmaria total, sem vento vamos navegando a 5,6 nós . Isso deve atrasar a nossa chegada. Previsão de entrar um vento após as 20 h, tomara que se confirme.
Até agora nada de peixe, nunca consegui pegar um nesse mediterrâneo. A todo Momento vemos tartarugas na flor d’agua e o alarme do sonar registra a presença deles, mas nunca vi um de perto 😱.
Tudo bem com o LaVie, a água na banana de BB está bem pouca e controlada.
Instalados os novos extintores de incêndio.

Estamos a 150 milhas do destino.
Aline passou o dia tomando banho de sol e botando a leitura em dia. Neo limpando os Inox e eu tomando uma cervejinha😜.

04/06/22 – 21 h
Comecei meu turno.
Mar continua calmo e ainda estamos sem vento. Seguimos motorando com mestra em cima para estabilizar o barco.
Efetuado abastecimento de diesel. Pegou em torno de 140 litros. Media aproximada de 4,5 litros por hora desde a nossa partida.
Já0 navegamos 228 milhas e faltam 130.

Estou estimando nossa chegada em torno de 18/19 h
04/06/22 – 23 h
Uma nuvem fez chegar um vento de 12,5 nós, mas está quase de popa, gerando um vento aparente ( que é o que nos interessa) de 9 a 10. Aumento de nossa velocidade para 7,1. Ainda continuamos somente com a mestra, vento ainda fraco, rodando e entrando num grau ruim pra jogar a genoa.
A lua iluminando um pouco, mas navegando por instrumentos, céu parcialmente encoberto.
05/06/22 – 0:00 h
Fim do meu turno, retorno as 3:00 AM.
Vento voltou a ficar fraco, durou muito pouco tempo aquele vento de 12,5.
Talvez pela manhã entre um vento melhor, pelo menos é a previsão do PredictWind, porém nessa região o tempo muda muito rápido.
Vou dormir um pouco.
05/06/22 – 3:00 AM
Assumi o comando embaixo de um mar grande e vento muito forte.
Ventos entrando pela bochecha de BB, passando de 18 nós verdadeiro e dando um vento aparente de 23 nós. Rapidamente demos um Riso na vela Mestra( dar Riso = diminuir a área velica).
Coloquei a genoa, mas não durou muito tempo, optei por retirar, o barco estava em uma orça muito apertada e a vela panejava demais, fiquei com receio de rasgar.
Ondas grandes entravam pela proa e batia tudo. Tirei do piloto automático e assumi o leme no braço, nessas condições melhor assim.
Não estava preparado pra esse tempo ruim, previsão não era de ventos fortes, mas aqui é assim mesmo, muda tudo rapidamente.
Caiu muita coisa pelo chão, uma panela caiu e empenou . As outras coisas eu arrumei quando tive tempo, estava sozinho, Neo dormia e só levantou perto das 6h.
Não sei como ele consegue dormir no quarto de proa com tamanho balanço.
O mar agora nada se parece com o dos últimos dois dias, antes calmo e agora bem revolto, ondas para todo lado, cheio de carneirinhos.
Bom, o jeito foi mudar o rumo para Korfu na Grécia, nesse rumo a pancada é menor, não pego onda na cara.
Isso é a coisa chata do Mediterrâneo, ou tem vento muito forte ou não tem vento, raramente se consegue velejar numa boa.
Saudades dos nossos ventos Alisios!!

6:00 h Neo assumiu o comando e vem trazendo o LaVie no braço.
Eu não consigo dormir mais, Aline está deitada no quarto, melhor assim pra ela, aqui em cima bate tudo, eita 😩.
Hoje não se toma café e o almoço vai ser biscoito, enquanto o tempo estiver assim melhor não mexer na cozinha.
Tempo esfriou barbaridade, faz frio mesmo, a agua está gelada pra caramba.
05/06/22 / – 08:30 AM
O vento apertou mais ainda, entrando N com mais de 25 de vento Aparente. Demos o 2 riso na mestra e levantamos a genoa no 2 riso também. Agora aguenta até 35 nós, mais que isso retiro velas e vou no motor .


Tempo só faz piorar, as 9:00 AM uma onda quebrou em cima do LaVie, entrou pela bochecha de BB e molhou toda a cozinha, entrou agua pela gaiuta lateral e gaiuta de cima, eita porra…. Correria pra secar celular, tomadas elétricas, etc, etc
05/06/22 – 11:30 AM
Condições de mar e vento continuam ruins para nós, ondas também estão grandes e continuam batendo no costado do LaVie.
Entramos em outro fuso horário, agora estamos no fuso de Atenas, 6 h a mais que o Brasil.
Estamos aproados para Korfu, Grecia. Ainda faltam 30 milhas
05/06/22 – 14:00 h
Tempo melhorou próximo a terra, caiu pra 15 nós . Vamos navegando a todo pano com média de 8 nós.
Devemos ancorar em Korfu por volta das 19h na baia de Kerkyra. Lá vamos encontrar alguns velejadores brasileiros , e o Fernando já disse que vai ter churrasco, eita maravilha .
Vamos pernoitar, descansar e seguir viagem até Albania, que fica logo em frente, pertinho, algo em torno de 5 milhas.

PS. O pontinho branco é noix
Chegamos em Korfu

Muito legal! Aventura é com vocês, viu!!💞💞💞
CurtirCurtir