VOLTANDO PARA CASA

07/10/21 – 5:00 h AM

Estamos retornando para o Brasil. Pegandi vôo em Catânia na Sicilia para Frankfurt , depois São Paulo e finalmente Aracaju.

Devido ao tempo ruim, o serviço do estaio de proa não pôde ser concluído. Assim sendo não deu para velejar e consequentemente não fomos para Albânia como estava previsto. Consegui dar entrada no pedido de prorrogação de permanência do LaVie no Espaço Schengen, Europa. Nosso pedido foi deferido e agora podemos ficar até 31/10/22 sem sofrer qualquer penalidade.

De toda forma valeu a pena termos vindo. Fizemos uma boa manutenção e limpeza no barco e preparamos o LaVie para aguentar mais um inverno europeu. Esse ano promete um inverno rigoroso, já até começou, ventos fortes passando de 65 nós já chegaram por aqui, tempestade com raios e trovoadas também. Previsão de nuvem forte de poeira vinda do continente Africano (deserto do Saara), também preocupa. Todos os anos isso acontece por aqui!! Encontramos o LaVie com muitas manchas dessa areia que fica impregnada em tudo, é difícil limpar, parece que fica fundida nas partes plásticas.

Como das outras vezes contratei o Sr. Caio para ligar motores, gerador, e tudo mais pelo menos 2 vezes por mês, isso ajuda a manter tudo em perfeito funcionamento não deixando colar as bombas devido a água salgada.

É isso aí, ano que vem noix volta, e se o Covid deixar, dessa vez mais cedo para compensar o 2021 perdido.

OBRIGADO MEU PAI!!

TEMPORADA INTERROMPIDA

04/10 – 2021

Reparo no estaio de proa vai precisar ser refeito. Com isso a  partida para Albânia foi cancelada. Precisava zarpar hoje, antes do tempo ruim chegar, previsto pra quinta feira. Parece que vai entrar uma tempestade junto com fortes ventos .

Bom, a ida para Albânia tinha o objetivo de renovar a estadia do barco, que é limitada a 18 meses na Europa.

Na impossibilidade de sair, fui na Dogana Italiana,  tipo a SEFAZ, do Brasil , expliquei  a situação e dei entrada na solicitação de prorrogação do prazo que venceria em Fevereiro de 22 para Outubro/22.

Parece que vai dar certo, o pessoal não mostrou nenhuma dificuldade.

AGORA COMPLICOU

Barco pronto pra partir para Albânia. Será? Achava eu, mas ao fazer a checagem da mastreação, notei o mastro muito para trás!!. O normal pra o LaVie seria 3°, acontece que ano passado o cabo de proa, cabo de aço da vela genoa, partiu, lembram? Pois, pois,… contratei o serviço de troca aqui em Licata. Especificação de tamanho dada, etc etc, maaasss…fizeram grande demais e o mastro ficou muito para trás. Lembrando q o mastro fica só travado num pino central, e pode sofre movimento, se ficar travado pra trás ou frente, faz uma alavanca, sobe do pino, escorrega e cai.

Resumo da ópera, não podemos partir assim!!, e não podemos esperar muito, está entrando uma tempestade da zorra, raio e trovão p todo lado, Thor se revoltou, kkkkkk.

Amanhã vamos desmontar tudo, cortar o cabo e montar novamente. Nunca fizemos isso, mas vendo no YouTube parace fácil….kkkk, vou tentar…

A alternativa se não conseguirmos é pedir autorização na Dogana Italiana, versão da nossa Sefaz, prorrogação de permanência do barco. Irei lá segunda logo cedo.

Veja a inclinação

https://youtu.be/2vZjtEN39RY