SICILIA

31/8

Barco já preparado para invernar. Faltando só detalhes que só podemos fazer um dia antes de partir, como secar todos os porões e instalar os desumidificadores. Usamos uns industriais e também colocamos baldes com carvão, além de passar um pano com vinagre em todos os móveis e armários.

Desmontamos a vela do enrolador da Genoa e deixamos preparado para que o prestador de serviço que contratamos possa reparar e instalar o novo cabo de aço inox. Todos os serviços de terceiros vão ser feitos pelo Sr. Andreas, ele tem uma loja aqui na marina, NAUTILHOUSE, e faz todo tipo de serviço. Além do reparo no estaio estou contratando a Revisão nos 2 Epirb’s e balsa Salva Vidas, compra de óleo para revisao no motor e comprei a peça do guincho de âncora que quebrou, agora vou ter uma de reserva.

Nikita foi reparada também e agora não vaza mais, e anda muito alegre com a nova companheira, Srta. NAIROBI, embarcou em Malta e é a nova tripulante do LaVie, ela cuida da Proa e Nikita da Pôpa, kkkkkkk.

CHEGAMOS NA SICÍLIA

29/8 7:30 PM

Devidamente atracados na marina di Cala de Sole.

Como previsto navegação muito tranquila, 75 milhas em 10 h. Já chegando fomos meio que interceptados pelo barco da marinha Italiana, mas tudo certo, não houve problema, nos acompanhou de perto, cumprimentei e seguiram em frente.

Aqui ficamos invernados de 2018/2019, e a primeira coisa que a turma aqui me perguntou foi onde estava a boneca (Nikita), kkkkk, não esqueceram dela.

Pier lotado de gente, restaurantes abertos, nem parece que estamos com a crise da Covid.

Já efetuei o nosso registro no aplicativo Sicília se cura, acredito que não teremos problemas. Dando tudo certo passo o proximo fim de semana em casa.

Amanhã começaremos a preparar o LaVie para ser invernado. Em maio de 2021 volto para buscá-lo e seguimos para Croácia.

HORA DE CHORAR

29/8 9:00 AM

Com coração partido, muita emoção e choro na garganta, nos despedimos de nossa tripulação. Enzo e Dedé partiram para o Brasil e nós rumamos para Licata na Sicilia. Muito triste ficar sem eles, ainda não consegui parar de chorar, kkkkk. Acho que foi uma experiência nova para Dedé, aguentou mais de 30 dias no LaVie e principalmente me aguentou!! Kkkkkk, sou muito chato, principalmente com a segurança, e as vezes me torno chato mesmo. Mas desculpas já foram pedidas!!! Espero que ele tenha gostado. Dedé é um cara maravilhoso para se conviver, obrigado meu amigo por ter convivido esse tempo comigo.

Ficar com Enzo tanto tempo a bordo foi delicioso, um bom amigo e parceiro, amo demais esse garoto.

Como previsto, tempo bom, vento fraco e de pôpa, ondas a favor. Seguimos motorando a 7,5 nós, 75 milhas a frente, deveremos chegar 8 h PM.

Agora rezar para dar tudo certo em nossa chegada e as autoridades Italianas não nos obrigue a entrar em quarentena por 15 dias.

Spot ligado.

OBRIGADO MEU PAI!

HORA DE ARRUMAR AS MALAS

28/8

Estamos de volta na Grand Habor Marina. Enzo e Dedé retornam amanhã para o Brasil e eu e Neo seguiremos para Licata na Itália. Barco sendo lavado e preparado para a travessia. Ficaremos na Marina Di Cala Del Sole, onde tentaremos reparar o estaio de proa, aqui em Malta não foi possivel.

Vamos preparar o barco para o inverno e partir assim que for possivel da Italia para o Brasil. Ainda dependemos de liberação das autoridades sanitárias da Itália para podermos embarcar. Previsão de chegada na Itália para sábado fim da tarde ou domingo, são apenas 60 milhas, mas precisamos esperar tempo favorável para não exigir muito do barco sem velas, o tempo bom entra de sábado para domingo ( dias 29 ou 30 ).

BAIA DE GHADIRA

24/8

Depois 2 noites na ilha de Gozo, chegamos na baía de Gadhira, local mais próximo de Valleta e abrigado do vento W que entrou forte ontem. Aqui a tripulação, Enzo e Dedé, partiram para visitar o aquarium de Malta e a Vila de Popeye, hoje um museu aberto ou um parque temático , locação do filme POPEYE de 1980.

A Vila de Popeye é o antigo Set de filmagem do filme rodado em 1980 que virou parque temático, com passeios de barco e restaurantes. A noite vamos chamar um uber e jantar por lá.

Mais cedo, por volta das 7:00 h AM, fomos visitar um dos lugares mais bonitos de Malta, Qala tad-Dwejra, mas o vento estava muito forte, com ondas enormes, tivemos que voltar.

Amanhã partiremos para a baia de Saint Julian’s. Passaremos a noite por lá para visitar o Cassino de Malta, Dedé diz que vai arriscar um dinheirinho no caça níquel, kkkkk.

O serviço de reparo no estaio de proa foi agendado para próxima quinta feira. O LaVie vai estacionar no estaleiro de Malta por 24h. Tudo dando certo terça ou quarta, parto para a Itália.

BLUE LAGOON

23/8 9:00 AM

Hoje, no café da manhã, recebemos a visita de nossos amigos Rubão e Rita, casal brasileiro, donos do veleiro Doris. Passamos o dia juntos na Blue Lagoon fazendo churrasco. Eles já estão a 7 anos velejando por aqui e já começaram a retornar para o Brasil.

Para completar a alegria encontramos uma turma de jovens brasileiros capitaneados pela Carol, a qual dias antes tinhamos conhecidos em um restaurante local. Turma super legal, moram aqui em Malta. Se juntaram a nos no LaVie e a festa foi até o por do sol. Muito bom encontrar gente de nossa terra.

TRIPULAÇÃO EXPLORANDO A CIDADE DE MALTA

20/8 9:00 AM

Contratamos um tour privado e partimos para conhecer a cidade por terra. Malta é uma das cidades mais bonitas e interessantes que conhecemos em nossa jornada. Muita história nesse local.

Malta vive do turismo, com uma população de 500K de habitantes recebe anualmente mais de 3.000.000 de turistas. Nesses tempos de pandemia sua economia está sofrendo muito, atualmente não esta recebendo nem 20% do fluxo normal de turistas, os navios de cruzeiro sumiram!

Para nós, de certa forma isso foi bom, estamos conhecendo a cidade na alta estação sem filas sem tumulto, como se fosse a Disney em Novembro.

Aqui, como na Europa, tudo muito caro. Marinas com preços absurdos, estamos pagando cerca de 250 euros por dia, e sem a infraestrutura adequada que estamos acostumados. Refeições saem em torno de 30 euros por pessoa, sem bebidas.

Fizemos um passeio a pé, no centro histórico, e de carro por toda a ilha. Tour privado custou 225 euros. Guia simpático, M CABS ,Sr. James , tel +35699939495.

Ponto alto da cidade é o mar, de uma beleza incomparável, possui várias praias cinematográficas.

Inclusive, MALTA, foi e ainda é locação de gravação de varios filmes conhecidos como Game of Trones, Gladiador, Conde de Monte Cristo, Tróia, Capitão Philips, Jurassic Park, esse último está sendo gravado nesse momento um novo episódio. Segue abaixo uma foto com a relação, mas tem mais!

Hoje começaremos a explorar a cidade pelo mar.

Recebi o orçamento para reparo do estaio de proa, ficou em 1500 euros e deve demorar cerca de 9 dias para ficar pronto, a demora é devido a uma peça que vem da Inglaterra, assim que ficar pronto partiremos para a Itália, previsão de chegada no Brasil continua sendo para 1 semana de Setembro.