15/9/2018
Chegamos no Porto de Licata.

Aqui o LaVie ficará ancorado na Marina de Cala Del Sole aguardando o inverno passar.
Começamos os trabalhos de preparação do LaVie pra enfrentar o inverno Europeu. Aqui o problema básico é evitar o mofo provocado pela grande umidade e proteger dos raios UV. A temperatura não é ruim, varia de 15 a 25 °. Problema é a poeira amarela que o vento trás da África, o vento vem arrastando areia do deserto do Saara e joga no mediterrâneo, fica tudo amarelo. Tem-se a impressão de que a neblina que aparece no horizonte é poluição , foi o que pensei quando vi, mas depois soube tratar-se de areia!!
Bom, dentre outras coisas, desmontamos e guardamos vela Genoa e mestra , engraxamos todos os inox, motores, gerador, lavamos tudo. Secamos porão, etc.
Ensacamos comidas, ensacamos os 2 hélices, descartamos tudo que venceu e plastificamos alguns eletrônicos, os colchões foram colocados em pé pra receber ventilação. Compramos anti mofo para o ambiente interno e ainda colocamos um balde cheio de carvão na sala. Li que carvão absorve umidade!!
Encontramos uma família de brasileiros que já moram aqui desde 2012, o Fabio, a Miriam e seus 2 filhos, Caio e Rafael. Conversamos muito, pegamos muitas dicas com o Fabio sobre lugares a visitar, a Grécia, por exemplo, ele diz que precisaremos de pelo menos uns 3 anos pra conhecer alguma coisa, kkkkk!!! Bom, ainda vamos ter muita conversa e dicas pra receber.
O Caio topou cuidar do LaVie, daí toda semana ele vem aqui ligar os motores e abrir o barco pra ventilar, e 1 vez por mês lavar o barco por fora. Fechamos o serviço por 100 euros mensais. Com uma pessoa de confiança aqui olhando o LaVie ficarei mais tranquilo, porém mesmo assim devo vir aqui pelo menos a cada 3 meses.
O pouco que vi e li sobre a Sicília me motivou a conhecer melhor a cidade e arredores. Tudo aqui é muito bonito, estamos no centro do Mediterrâneo, bem na sola da bota da Itália , parte Sul da Itália, não é a parte mais rica , é uma zona agrícola, mas linda!. Pertinho da Tunísia, da Ilha de Malta, a umas 400 milhas da Grécia, pertinho também dos vulcões ativos, sim a Sicilia é a terra dos Vulcões, temos o Etna que Ainda sopra fogo, temos o Vulcano, e outros. Tudo isso iremos explorar na temporada de 2019, e pelo jeito iremos ficar 2020 por aqui também!!! Ainda tem toda a Costa Malfitana, ilha de Capri e Veneza pra ser conhecida, ou seja, Tem muita coisa ainda pra ver antes de ir embora do Mediterrâneo.





Esta viagem pelo mediterrâneo se estendeu por mais de 2600km e durou pouco mais de um mês. 